quinta-feira, 19 de abril de 2012

Moda Lolita.


  Antes de começar a postagem, queria pedir desculpas pela falta de postagens. Esses tempos houveram uns pequenos problemas familiares que me impediram de postar. Gostaria de me desculpar profundamente e, espero que coisas assim não aconteçam de novo. Enfim, vamos começar?

  A moda Lolita, comumente chamada também de Loli, é uma moda japonesa que teve seu início na década de 80, mas seu auge foi somente nos anos 90, assim como todos os outros estilos populares no Japão. No ocidente ganhou uma maior popularidade nos anos 2000. Esse estilo se baseia na cultuação do fofo, na nostalgia de épocas passadas, na própria infância e até em períodos históricos (Principalmente o Vitoriano). Isso tudo depende de qual subestilo de Lolita o usuário pretende seguir.

  De fato, as regras da moda Lolita são bastante rígidas, tendo em vista que estas se baseiam – boa parte – na moda vitoriana. Sendo assim, as Lolitas preocupam-se em serem bastante prendadas e recatadas. Fazem isso não exibindo o corpo em excesso e não vulgarizando sua imagem. Blusas bastante recatadas, saias no joelho ou abaixo dele, decote alto e bem fechado, meias calças escondendo as pernas e sapatos ao estilo boneca são exemplos de como elas fazem para se “preservarem”.
  Além disso, há também um certo cuidado com o look. Não é aceitável peças que pareçam ser mal feitas, cabelo (ou peruca) devem ser bem cuidados, assim como a maquiagem também. A recomendação feita pelas ‘madrinhas lolita’ (Como se chamam as lolitas mais experientes) é que se usem marcas japonesas para compor o visual, não importando se a compra é feita direto do site ou de uma revendedora brasileira. É também bastante feito a troca e venda de peças usadas entre Lolitas, mas cuidado: faça isso apenas com pessoas de confiança.


  Para você que olha um vestido diferente e fechado e acha que é Lolita, não é bem assim. “Mas então, como diferenciarei uma Lolita de um outro estilo?” Aqui vão algumas dicas! Saias curtas ou no formato que não seja no formato de sino (e variações), cosplays, meninas góticas usando saias rodadas ou corpetes. Esses estilos podem até ser inspirados na moda Lolita, mas definitivamente não são o estilo e sim variações ou então as chamadas 'bases' para outro estilo qualquer.
  Existe uma revista japonesa chamada Gothic & Lolita Bible que é a principal revista sobre a moda Lolita, que traz dicas de moda, estilo, maquiagem, penteados, músicas e um monte de outras coisinhas e detalhes relacionados a esse estilo. A revista, de fato, é bastante interessante e tem um interior muito fofo. Para quem um dia tiver a oportunidade de folhear, eu super recomendo!



  Existem ainda os subestilos de Lolita que, por serem muitos, prefiro que haja uma postagem em separado só para eles. Quem acompanhar por aqui terá ainda muito mais detalhes sobre esse estilo tão fofo - na minha humilde opinião, claro - que é o estilo Lolita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário